A maioria das pessoas em todo o mundo está familiarizada com os benefícios de saúde do azeite de oliva. No entanto, há também outra parte essencial da oliveira que tem muitas aplicações médicas e atividades terapêuticas relatadas - a folha de oliveira. As folhas de oliveira são usadas na medicina tradicional há séculos em países como Grécia, Marrocos e Tunísia. Nos anos mais recentes, há um crescente corpo de evidências científicas em evolução que demonstram a eficácia clínica da folha de oliveira para uma variedade de doenças e condições. Para fazer o chá de oliveira, basta ferver um punhado de folhas secas de oliveira em um litro de água e beber várias vezes ao dia.
Benefícios à sua saúde: 1. Apresenta atividade antioxidante. 2. Fortalece a imunidade do organismo. 3. Apoiar a terapêutica anticancerígena. 4. Melhora a saúde do coração. 5. Tem ação antimicrobiana. 6. Possui propriedade anti-inflamatória.
O chá de folhas de oliveira é um dos chás de ervas tradicionais mais comuns usados entre as pessoas do Mediterrâneo para tratar doenças. A folha de oliveira contém um amplo perfil fenólico, e a combinação única de biofenóis na folha de oliveira tem muitos benefícios potenciais para a saúde, especialmente em relação a dois deles, a oleuropeína e o hidroxitirosol. Estes biofenóis apresentam propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes associadas a uma diminuição de doenças crônicas, especialmente doenças cardiovasculares.
Benefícios à sua saúde: 1. Apresenta atividade antioxidante. A oleuropeína se mostrou um antioxidante natural por excelência. Os estudos realizados apontam evidências relacionadas entre a sua ingestão e uma alta atividade antioxidante contra a peroxidação lipídica. Entre as muitas doenças que podem ser evitadas, destacam-se as doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer (causadas por estresse oxidativo). 2. Fortalece a imunidade do organismo. Pesquisas sugerem que os fitoquímicos de folha de oliveira podem reduzir a infectividade e inibir a replicação de vírus que causam resfriados, gripe e infecções do trato respiratório inferior. Demonstrou-se que o extrato de folha de oliveira estimula a fagocitose - o que pode melhorar a resposta do corpo a uma infecção viral. Gargarejar chá de folhas de oliveira pode aliviar os sintomas de dor de garganta - potencialmente devido a uma redução da inflamação e da infecciosidade viral. 3. Apoiar a terapêutica anticancerígena. Vários efeitos anticâncer foram relatados em casos de câncer de mama, câncer colorretal, leucemia crônica e câncer de próstata. Pesquisas in vitro mostraram que os fitoquímicos presentes no extrato da folha de oliveira inibiram o processo angiogênico no câncer, que desencadeia o crescimento de tumores (a oleuropeína é um potente antioxidante e composto antiangiogênico), e a proliferação de células endoteliais. 4. Melhora a saúde do coração. As pesquisas com seres humanos apontaram evidências de efeitos hipotensores e hipolipemiantes, assim como melhora da função vascular. 5. Tem ação antimicrobiana. Evidências mostraram atividade antibacteriana e antifúngica geral. Foram constatados especialmente efeitos antimicrobianos no trato gastrointestinal. 6. Possui propriedade anti-inflamatória. Ajuda a diminuir a produção de citocinas e enzimas que são marcadores de processos inflamatórios em doenças como a artrite. Possíveis benefícios para a artrite foram evidenciados em pesquisas com animais in vivo, mostrando uma redução no inchaço.